quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Culinária

Vamos tomar chá de Alecrim?


 O Alecrim é uma espécie arbustiva, muito ramificada, que pode alcançar 1,5 metros de altura. Seu nome científico Rosmarinus significa em latim "orvalho que vem do mar", essa denominação foi dada pelos romanos, devido ao aroma da planta que vegetava espontaneamente em regiões litorâneas. As hastes do alecrim são lenhosas e as folhas são filiformes, pequenas e sempre verdes na parte superior e esbranquiçadas no verso, com pêlos finos e curtos. As flores são auxilares e podem ser azuis, brancas, roxas ou róseas. Floresce durante o ano todo. São muitas as variedades de Alecrim, podendo ter porte maior ou menor e cores diferentes nas folhas e flores.
Afirma-se que o alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o
organismo. Além disso, equilibra a temperatura do sangue e, através dele, de todo o corpo. Por isso é recomendado contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sangüínea. Também atua no fígado. E uma melhor irrigação dos órgãos estimula o metabolismo.


Existe uma graciosa lenda a respeito do alecrim:

Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice.O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas.
Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-Las. O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais. Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã.
Obrigada, gentil alecrim! - disse Maria. Daqui por diante ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos. Eu abençôo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.


 

Você bebe regularmente chá de alecrim?



 Se a resposta for “não”, você está perdendo muito. Esse delicioso chá pode ser feito puro ou misturado a outras ervas.

Para fazê-lo é simples: uma colher de chá rasa para uma xícara de água ou uma colher de sopa para um litro. Ferva a água, apague o fogo e jogue a erva lavada dentro. Quando amornar, está pronta para beber.
Tome pelo menos uma xícara ao dia. Pode ser à noite, antes de dormir. O hábito de tomar chá é saudável.

 Chá Medicinal
O Alecrim é uma poderosa erva que mantém em sua constituição o poder de um chá fortíssimo hipertensor, anti-reumático, diurético etc., e ainda, quando feito um caldo forte de suas flores e folhas torna-se um excelente anti-séptico de pele e estimula o crescimento capilar.



É indicado para : como chá - esgotamento cerebral; tênue depressão; distúrbios.intestinais ; dismenorréia; colecistite crônica e dores reumáticas.


Como uso tópico: contusões; entorses; queda de cabelo, caspa.


Preparo e uso :
Como chá deve ser feito uma infusão de folhas e pouquíssimas flores (um chá bem fraco ) em doses altas o chá pode causar irritações gastrointestinais e nefrite.


Para uso tópico deve-se fazer uma infusão forte de flores e folhas e utilizar esta no local desejado externo e observar se aparecer irritação no local suspender o uso.


Bom chá de alecrim pra você!!!
 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário